Quando pensamos em “canais de comunicação” muitas vezes lembramos das redes sociais porque é através delas que mais nos relacionamos com nossos amigos e parentes.No entanto, no meio empresarial e em relações comerciais, podemos sim utilizá-las, mas não somente. Existem outros dois big players que devem ser tratados com muita atenção quando o assunto é construir sua identidade e presença digital.Estou falando dos tradicionais e conhecidos site e e-mail. Quer saber por que eles ainda são canais de comunicação tão importantes para estratégias de marketing digital e como fazer boas práticas?Veja a seguir.
Por algum tempo, o e-mail foi banalizado com inúmeros casos de fraudes e spams para tudo quanto era lado.No entanto, as políticas de proteção ao cliente melhoraram e o e-mail voltou a ser o canal favorito de comunicação comercial de grande parte dos usuários.Algumas características do e-mail que fazem o público gostar tanto de usá-lo para negócios:
Para comprovar a importância do e-mail para o mercado atual, deixo um gráfico da CampaignMonitor que demonstra a rentabilidade de inúmeras técnicas de marketing digital; o ROI de cada investimento.
Portanto, você também deve investir em campanhas de e-mail marketing para seu negócio.
Sabe quando algo tem uma importância tão vital que chega a ser difícil explicar!?Basicamente é contraintuitivo ter um negócio digital, mas não ter um site. Com ele, você adquire endereço próprio, um espaço próprio, pode dar a cara que quiser para seu ambiente e torná-lo interessante para o público-alvo no qual você está interessado.Além disso, em seu site você deixa seus serviços e/ou produtos disponíveis para qualquer cliente observar. É uma espécie de vitrine, só que sem a necessidade de falar com um atendente para conhecer mais sobre o produto.Se você quer ter um negócio próprio deve criar o seu site e investir em páginas que comuniquem ao seu cliente exatamente o que você faz. Também, que produtos vende e que serviços oferece. Hoje em dia existem várias opções de ferramentas online como um criador de sites para facilitar o seu trabalho.Você estará agregando valor ao seu negócio e dando uma referência para seu cliente de onde ele deve ir quando precisar de você.
Este canal de comunicação passou por mudanças e requer conhecimento sobre o modo de se comunicar.Primeiramente, tenha em mente que tudo o que você escreve deve ser relevante para seu cliente. Além disso, a comunicação deve ser informal e até pessoal, utilizando o primeiro nome do seu cliente e demonstrando que você, diretamente, escreve os e-mails.Existem alguns requisitos técnicos de estratégia de campanha de e-mail marketing que você pode aplicar, como newsletter e automação de campanhas.Pode fazê-lo facilmente com a ajuda de um serviço de email em massa como o Sendpulse ou E-goi.
Sites precisam “estar em algum lugar”. Portanto, você precisará passar por um processo de aluguel que parece muito com o aluguel de um imóvel. É o que chamamos de serviço de hospedagem.Os serviços de hospedagem mantêm seu site no ar e armazenam todo o conteúdo dele, deixando tudo o que você colocar em seu site seguro e funcional.Depois disso, deverá comprar um domínio. Este é o nome do endereço de seu site.Procure fazer com que seu “www.” seja único e possua exatamente o nome da sua marca.Uma vez adquiridos estes recursos, você precisará de templates para que seu site tenha uma identidade. Você precisará editar os elementos da página como fontes, cores e background para deixá-los coerentes com o nicho da sua marca.Depois, basta realizar as descrições de produtos e serviços, adicionar formas de pagamento seguras, e seu site já poderá estar realizando vendas.Outros recursos importantes são termos de uso e políticas de privacidade. Estas páginas devem descrever o que seu site faz, quais os direitos que o usuário e sua marca possuem em uma relação comercial e ainda informações sobre coleta de dados e uso de itens de identidade, como cartões de crédito.É importante ressaltar para seu cliente que ao efetuar uma compra ele concorda com todos os seus termos.Apesar de parecer trabalhoso, criar um site irá possibilitar que seus clientes lhe encontrem independentemente de onde eles estão. Seja do Brasil ou da Ásia, todos podem achá-lo.Um site é o maior canal de comunicação e relações comerciais da internet.Invista em ferramentas de desenvolvimento web para começar a aplicar as melhores estratégias de marketing digital para seu negócio. Mesmo que ele seja um negócio físico, você ainda se beneficiará dos 3 grandes canais de comunicação: Redes Sociais, E-mail e Website.
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