O símbolo mais conhecido como jogo da velha tem um significado diferente no mundo das redes sociais. Chamado de hashtags, o “#” tem gerado reclamações entre alguns usuários no Facebook que criticam o mau uso da ferramenta que serve para interligar assuntos sobre um mesmo evento ou acontecimento, pois as hashtags no Facebook não tem funcionalidade alguma.
As hashtags são utilizadas pelos usuários para indexar assuntos ou imagens na rede, servindo como ferramenta de busca para agrupar conteúdos do mesmo tema. Dessa forma, ao adicionar o símbolo antes da palavra ou frase, os demais usuários encontram facilmente publicações sobre o mesmo assunto.
O microblog Twitter foi quem popularizou esta ferramenta utilizada para criar os famosos Trending Topics, os assuntos do momento. Depois veio o Instagram, comprado por Mark Zuckerberg em 2012. A rede de compartilhamento de imagens possibilita a utilização de #hashtags para que os usuários possam indexar suas imagens a de outros em um mesmo local.
Mas, se o Facebook não utiliza esse recurso que tem como objetivo organizar os termos de busca, como no Twitter e no Instagram, por que as pessoas o utilizam? O principal culpado por tudo isso é o Instagram. O aplicativo possibilita o compartilhamento de fotos no Facebook, e as legendas que os usuários colocam nas imagens geralmente são acompanhadas das hashtags.Então, ao verem as imagens publicadas através do Instagram no Facebook com hashtags em suas legendas, alguns usuários que não tem conhecimento da ferramenta passam a utilizá-la em suas publicações e #passam a #escrever #assim, ocasionando a banalização da ferramenta.
Com a grande repercussão da hashtags no Facebook o CEO Mark Zuckerberg anunciou neste mês que a rede social irá aderir á ferramenta. Segundo o Wall Street Journal, o Facebook pretende indexar rapidamente as conversações de modo que elas possam ocorrer por tópicos, ou seja, da mesma maneira que o Twitter e o Instagram.O jornal afirma que a rede social está trabalhando para fazer a incorporação e que o estágio em que está a implantação ainda não é claro, assim como quando o serviço vai começar a ser utilizado pelos usuários. A mudança vai dar razões para os usuários utilizarem as hashtags de maneira eficiente, permanecerem por mais tempo no Facebook e estarem mais suscetíveis à publicidade.
Os Melhores Planos de Saúde em Fortaleza
10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021
Leia agoraA importância do meio digital para as empresas no pós-pandemia
10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021
Leia agoraConvertte - Case Google Internacional
10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021
Leia agora